Volta às Aulas: como se preparar?

Colégio petrópolis e aquarela - Infantil IV

As férias escolares são um período muito importante para as crianças e adolescentes descansarem. A quebra de rotina, o descanso e o lazer são determinantes para o desenvolvimento saudável.

Agora, este delicioso período está chegando ao final. É muito importante que pais e responsáveis estejam atentos a vários detalhes para que a retomada de rotina na volta às aulas 2023 aconteça de maneira tranquila e bem sucedida.

Além disso, é importante saber como preparar o seu filho para essa volta.

A seguir, confira mais sobre o assunto!

Que dia as aulas voltam em 2023?

As aulas podem voltar em dias diferentes de acordo com cada estado. Em São Paulo, este retorno está previsto para a primeira semana de fevereiro.

9 dicas para se preparar para a volta às aulas

Há diversos motivos que podem dificultar o retorno para a escola. A mudança na rotina, por exemplo, é um deles. Afinal, o dia a dia muda muito quando estamos de férias.

Por isso, é importante que os pais, mães e pessoas responsáveis criem mecanismos que amenizem os impactos da mudança de rotina, para que a volta às aulas seja o mais tranquila possível. Confira algumas dicas a seguir!

1. Conversem abertamente sobre as curiosidades e possíveis medos

Fale abertamente e sem julgamentos sobre os medos do seu filho. Nesse momento, será estabelecido um vínculo especial entre vocês. Esta vinculação promoverá a segurança e a autoconfiança do aluno no decorrer da vida escolar.

Por isso, é importante que você acolha as inseguranças das crianças e/ou adolescentes e dialogue de forma aberta sobre elas. Deixe claro que em todo o tempo, você terá disposição para escutar os seus problemas e que ajudará a enfrentá-los.

LEIA TAMBÉM:
👉 5 Dicas Fundamentais para Incentivar o seu Filho a Estudar

2. O papel da escola

Tratar a escola como um ambiente agradável e importante na formação é um fator decisivo na maneira como crianças e adolescentes encaram essa obrigação. Por isso, nunca se refira à escola como um lugar de “obrigações” desagradáveis.

Sugerir recompensas, como passeios ou presentes, decorrentes do ato de ir à escola ou estudar também não é uma opção saudável.

3. Voltem aos poucos para a rotina

Durante as férias, é normal que a rotina diária mude. Vamos dormir mais tarde e também acordamos mais tarde, não é mesmo? Acabamos por acostumar nosso corpo com essas pequenas mudanças!

Por isso, a transição para os horários escolares deve ser feita de forma gradual. Uma boa dica é tentar ir para a cama mais cedo e também despertar mais cedo alguns dias antes da volta oficial à escola. Dessa forma, o retorno será mais tranquilo e menos estressante.

Cadastre-se para receber nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais notícias e informações sobre o universo da Educação Infantil ao Ensino Médio.

4. Organizem-se

Que tal organizar a escrivaninha e as gavetas em parceria com seu filho? Tire tudo o que não será mais utilizado e deixe espaço livre para os novos materiais. Além disso, se possível, reserve um local exclusivo para estudo, que seja confortável e agradável.

Também verifique se a mochila escolar está nos conformes, checando ainda cada material como cadernos, lápis e livros. A organização promove sensação de bem-estar!

5. Definam uma rotina de horários

Crie uma rotina de horários junto às crianças e/ou adolescentes, antes mesmo de tudo recomeçar. Nela, lembre-se de considerar também os momentos de lazer, como os momentos de leitura, de visitas aos parques, ao cinema e visitas na casa de amigos.

Inclua, ainda, os horários de aulas na escola e atividades extracurriculares, como aulas de idiomas, a aula de música e/ou esportes. Preparar um quadro de horários é uma excelente maneira de se preparar!

6. Acompanhe seus filhos de perto

Se puder, vá até a escola no retorno às aulas e se apresente para os novos professores, principalmente se você tiver filhos pequenos ainda. Isso dará mais segurança para a sua criança!

Caso seu filho seja mais velho, ou você não consiga passar na escola, pergunte como foi a sua experiência. Pergunte sobre os novos professores e os novos colegas de sala. O que fizeram ao longo da aula? Onde se sentou? Como se sentiu?

7. Mantenham contato com os velhos e novos amigos

É importante deixar claro que, mesmo que seu filho tenha mudado de escola ou de classe, ele ou ela poderá manter contato com os antigos amigos. Conhecer novas pessoas também é muito legal!

É normal que, no começo, as crianças fiquem um pouco deslocadas em um novo grupo, seja uma nova classe ou uma nova escola. Mas, aos poucos, elas irão encontrar novos pontos de identificação e fazer novas amizades.

8. Encarem juntos os novos desafios

No começo, as novas matérias e novos conteúdos a serem aprendidos podem parecer um bicho de sete cabeças! Por esse motivo, tranquilize seu filho em relação a eles. Mudanças podem ser desafiadoras no começo, mas elas enriquecem a formação e, rapidamente, os estudantes se adaptam.

Uma dica valiosa é estar junto nesse momento.

9. Cuidado com cobranças fora de medida

O momento é de readaptação. Então, começar com muitas cobranças poderá deixar seu filho ainda mais assustado(a) nessa volta às aulas. E caso a criança ou adolescente apresente alguma resistência ao retorno para a escola, não diga que se deve ir à escola e pronto. O melhor é entender o motivo dessa resistência, tudo bem?

Pode ser algo passageiro, ou, então, que aponte um problema que precise ser cuidado.

Outro detalhe importante é estabelecer uma rotina de estudos/lições de casa já a partir do primeiro dia de aula. Esta prática proporciona excelentes resultados a longo prazo. Acumular conteúdos para serem estudados por longas horas, de uma vez, não é uma boa ideia! A consistência é muito melhor do que a intensidade.

Tudo pronto para a volta às aulas?

Para mais posts como esse, continue acompanhando o nosso blog!