Tudo o que você precisa saber sobre Cursos Extracurriculares

A fase escolar é responsável não apenas pela formação acadêmica do indivíduo, sua importância se estende à sua formação humana. O que se aprende no colégio, frequentemente, é levado para a vida e essas experiências escolares contribuem para o aprimoramento das forças de caráter.

A seguir, saiba o que são cursos extracurriculares e por que são tão importantes na rotina das crianças e adolescentes.

Boa leitura!

O que são Cursos Extracurriculares ou Enriquecimento Curricular?

Chamamos de cursos extracurriculares aqueles que não fazem parte da base curricular acadêmica, mas que servem para enriquecê-la. As atividades são oferecidas em contraturno, ou seja, se o aluno estuda pela manhã, pode fazê-las no período da tarde, na segurança e conforto da própria escola. Assim, podemos afirmar que esses cursos ampliam e, por isso, enriquecem o currículo do aluno.

Vantagens dos Cursos de Enriquecimento Curricular

Muitos pais se questionam se realmente vale a pena incentivar a criança ou adolescente a participar de atividades de enriquecimento curricular. Por isso, elencamos as principais vantagens que essas atividades oferecem:

Desenvolvimento de Novas Habilidades

Nesse tipo de curso, o aluno aprende coisas distintas daquelas que são ensinadas em sala de aula. Logo, têm a oportunidade de desenvolver habilidades diferentes e que vão ser úteis no conjunto da sua formação.

Por exemplo: uma atividade extracurricular de Robótica é focada em competências que estão completamente alinhadas com o presente e o futuro do mercado de trabalho, mas que não são trabalhadas em sala de aula, pelo menos não com tanto afinco. Além disso, nestas aulas, desenvolvidas em laboratórios e horários exclusivos, o aluno tem a oportunidade de experienciar novos desafios, elaborar projetos, exercitar a curiosidade e expandir a criatividade.

Assim, quem participa desse curso sai da escola ainda mais preparado para uma vida acadêmica mais promissora e para ter acesso a oportunidades profissionais incríveis!

Disciplina

Em geral, os cursos extracurriculares são disponibilizados em dias da semana e horários fixos. Logo, a participação neles também exige um exercício constante de disciplina. Além disso, o estudante aprende a administrar o seu tempo, para que possa frequentar suas aulas regulares, participar das atividades extracurriculares e fazer suas tarefas.

Interação Social

Ao longo desses cursos, o aluno passa a ter contato e interagir com outras crianças e adolescentes, que não necessariamente fazem parte da sua sala de aula regular. Assim, é mais uma chance de criar vínculos sociais, desenvolver a capacidade de interagir e conhecer pessoas novas.

Esse pode sempre ser o ponto de partida para grandes amizades, até porque, quem está na mesma atividade, provavelmente compartilha interesses em comum.

Tranquilidade para os pais

Muitos pais trabalham o dia todo e não se sentem tranquilos sabendo que o adolescente passa meio período sozinho em casa, por exemplo. Se ele estiver seguro na escola, a família pode trabalhar e dar conta dos outros compromissos sem preocupações.

e-book gratuito

Forças do Caráter

A BÚSSOLA MORAL QUE DIRECIONA SEU FILHO PARA O CAMINHO DO BEM, DA COMPAIXÃO, DA HONESTIDADE E JUSTIÇA

Quais são as Atividades de Enriquecimento Curricular?

Aqui no Colégio Petrópolis, temos um grande portfólio de atividades artísticas, esportivas, acadêmicas e tecnológicas, como por exemplo:

• Natação;
  • Ginástica artística;
  • Futebol;
  • Tênis de mesa;
  • Tae kwon do;
  • Basquete;
  • Handebol;
  • Voleibol;
  • Badminton;
  • Fitness;
  • Cheerleaders;
  • Teatro;
  • Tecnologia;
  • Espanhol
  • Extensão Cultural (violão, street jaz, coral, ateliê de arte, ukulelê);
  • Oficinas e Olimpíadas educacionais (astronomia, xadrez, produção de texto, OBA, física, história, matemática…).

Nossa missão é oferecer a melhor formação possível para os nossos alunos, dentro e fora de sala de aula!

Agende uma visita e conheça a nossa estrutura.

Colégio Petrópolis

R. Sebastião Coco, 21 – Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo/SP