A musicalização na educação infantil é um importante elemento para o desenvolvimento das crianças. Para entender tudo sobre o assunto, leia esse post!
Você já se sentiu bem ao ouvir uma música? Durante a primeira infância, essa ação traz benefícios que vão além do bem-estar físico, mental e emocional. A musicalização na Educação Infantil é uma grande aliada para estimular o aprendizado, a concentração, a criatividade e a comunicação durante o desenvolvimento da criança.
Considerada como um fator enriquecedor em vários setores da vida, a música colabora para a formação plena do indivíduo, auxiliando os pais no processo de ajudar as crianças a alcançarem os seus objetivos com mais facilidade. No entanto, como utilizar as músicas da melhor forma para o desempenho educacional?
É sobre isso que vamos falar a seguir. Confira!
O que é educação musical?
Em suma, a educação musical é uma maneira de ensinar as crianças a se expressarem por meio da fala, da escrita e da leitura. Atrás da música e do seu vasto universo, que inclui diferentes sons e instrumentos musicais, os estudantes desenvolvem as competências intelectuais e socioemocionais necessárias para exteriorizarem seus conhecimentos, opiniões e sentimentos.
Além disso, a educação musical é uma forma de despertar o conhecimento de um jeito lúdico, levando as crianças a se desenvolverem integralmente. Assim, esse tipo de ensino não se restringe apenas a aulas de canto e de instrumentos musicais. A musicalização também inclui o uso da música como uma ferramenta de ensino das matérias regulares.
e-book gratuito
Aprenda a lidar com a birra do seu filho.
Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail um e-book que vai te ajudar a lidar
Como a musicalização é trabalhada na Educação Infantil?
A musicalização pode ser trabalhada tanto na língua nativa dos estudantes quanto em outros idiomas, a partir de diferentes sons, músicas, instrumentos e linguagens.
Dessa forma, as crianças aprendem a expressarem seus pensamentos e desenvolvem um repertório de conhecimentos, vivências e músicas preferidas, o que contribui para a troca de aprendizados. Afinal, a educação musical auxilia as crianças a terem condições de entenderem e interpretarem o que escutam à sua volta de outra forma.
Os 5 principais passos para promover a musicalização na primeira infância
Muitas mães começam a conversar e a cantar músicas durante a gestação, acreditando que os seus bebês ouvem, e elas não estão erradas: a audição é o sentido mais aguçado dos pequenos, e envolver a música em seu desenvolvimento não apenas ajuda no sono e na comunicação, mas também no fortalecimento de laços afetivos, no humor e no universo dos símbolos e da linguagem.
A seguir, confira as melhores práticas que ajudam a estimular a vivência do mundo musical na rotina da criança. Siga conosco e confira!
Ouça músicas durante a gravidez
Se você gosta de ouvir músicas, as chances de o seu pequeno gostar também são grandes. Ao fazer isso durante a gravidez, você estimula a audição do bebê e contribui para o desenvolvimento da musicalização desde cedo.
Estimule atividades sonoras desde a primeira infância do bebê
Após o nascimento do seu filho, que tal adicionar atividades com som na rotina? Vale brincar com objetos sonoros e animais de estimação, tocar um instrumento, cantar para ele, ligar o som ou até mostrar animações musicais para bebês na tv.
Invista em aulas de musicalização
Você sabia que, ao completar 6 meses de idade, os bebês já podem participar de aulas de música? Quanto mais cedo eles entrarem em contato com instrumentos musicais, maior será a facilidade para aprimorar as habilidades necessárias para tocá-los. Algumas escolas já oferecem aulas de musicalização em sua grade, e esse é um ponto muito importante.
Vale ressaltar que estudar e brincar são atividades que devem andar sempre de mãos dadas para favorecer o desenvolvimento emocional e mental dos pequenos.
Aposte em brincadeiras com cantigas de rodas
Que tal estimular o aprendizado fora da sala de aula? Apesar de as cantigas de rodas já não serem mais tão comuns na rotina das crianças, é válido investir nessas brincadeiras e cantar as músicas que você já conhece: além de estreitar os laços familiares, essa é uma excelente forma de despertar o interesse por atividades que envolvem música.
Apresente diferentes instrumentos para saber por quais a criança tem afinidade
Algumas crianças não demonstram tão cedo os seus interesses por música devido à falta de interação musical no meio em que vivem. Dessa forma, é recomendável mostrar instrumentos de vários tipos, como flauta, teclado e violão, para estimular a musicalização na vida do pequeno.
Qual é a importância da música na Educação Infantil?
Como você pôde perceber, a musicalização é essencial para o desenvolvimento de uma criança.
As experiências musicais, principalmente na Educação Infantil, fase de formação do sistema nervoso central e do sistema neuropsicomotor, influenciam o desenvolvimento de habilidades corporais, tendo em vista que as crianças são estimuladas a manusearem diferentes instrumentos e objetos.
Além disso, os estudantes também são influenciados a realizarem movimentos coordenados e ampliarem seus repertórios gestuais, graças às atividades que envolvem situações cooperativas. Dessa forma, estimulando diversas habilidades.
Através da apreciação e do estímulo musical, as habilidades de atenção, concentração e observação também são trabalhadas e treinadas pelo cérebro, contribuindo para o aprimoramento das conexões cerebrais, a assimilação dos conteúdos e, assim, o aumento do repertório de conhecimento dos estudantes.
Ainda mais, a musicalização também auxilia na valorização de diferentes culturas e manifestações culturais, o estímulo à apreciação histórica e literária de cada local e ensina as crianças a respeitarem o outro e conviverem com as diferenças.
E então, gostou de saber mais sobre a musicalização na Educação Infantil? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que outros pais também conheçam os benefícios da educação musical na infância!