Educação
Internacional

Excelência
Acadêmica

Educação
do Caráter

Está na hora de pensar no futuro: como descobrir a profissão que combina com você

a profissão que combina com você

O Ensino Médio é uma das fases mais importantes na formação e desenvolvimento dos jovens. Neste momento da vida, mediante a tantas mudanças que se apresentam no mundo contemporâneo e no mercado de trabalho, uma grande questão se apresenta: Como fazer a escolha certa? Confira as reflexões que apresentamos a seguir.

O Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Ele dura três anos e o principal objetivo dessa fase da vida do adolescente é aprimorar seus conhecimentos obtidos durante o Ensino Fundamental I e II, além de prepará-lo para ingressar em uma universidade de grande potencial, dentro ou fora do país.

Durante esses anos, a escola também deve incentivar o aluno a buscar a profissão que mais combina com suas habilidades e interesses. Apesar disso, é imprescindível que ele comece a fazer esses movimentos que o levem a entender, cada dia mais, qual a carreira que mais combina com o seu perfil.

Decidir ou curso de graduação ou a carreira a seguir não é tarefa fácil e nem definitiva. Mas, alguns passos são importantes para traçar um planejamento e investir na preparação adequada. Afinal, cada tipo de curso apresenta uma nota de corte, em função do nível de concorrência.

Além da nota de corte correspondente à primeira fase do vestibular, é importante conhecer as habilidades específicas que serão exigidas na segunda fase, pois a preparação para esta concorrência se desenvolve em um percurso que precisa ser muito bem planejado, avaliado e acompanhado pelos profissionais do Colégio. Digamos que este é o momento de “lapidação” da formação do estudante.

Como escolher sua profissão

As motivações que podem levar um adolescente a escolher a sua profissão são as mais diversas possíveis. Para uns, as habilidades podem falar mais alto. Para outros, os gostos e interesses pessoais acabam ganhando destaque entre as premissas. Há ainda aqueles que, por incentivo dos pais, procuram as áreas de atuação que apresentam maior empregabilidade e altos salários.

Diante disso, preparamos algumas dicas para que esse processo se torne o mais tranquilo e intuitivo possível, afinal, apesar das pessoas ao seu redor quererem o melhor para você, nenhuma delas pode decidir o seu futuro.

Vamos lá?

1. Analise seus gostos pessoais

O que você gosta de estudar? O que você costuma fazer nos seus momentos de lazer? Você tem algum hobby? Pensar nas respostas para essas perguntas pode te direcionar para as profissões que mais combinam com os seus gostos pessoais. Afinal, quem é que não sonha em poder trabalhar com coisas que ama?

2. Estude as áreas de atuação das profissões que te interessam

Você pode até achar uma profissão legal ou interessante, mas será mesmo que você gostaria de atuar nela e executar as tarefas que ela demanda? É muito comum acontecer essa confusão.

Você pode admirar muito o trabalho de um médico ou de um advogado, mas será que o dia a dia e as tarefas que esses profissionais desempenham correspondem ao que você deseja para o seu futuro? Faça esses questionamentos a você mesmo.

Agende Agora uma Visita!

3. Converse com profissionais que trabalham nessas áreas

Para entender ainda melhor sobre os bônus e os ônus das profissões pelas quais você se interessa, procure por profissionais dessas áreas e peça para eles lhe contarem o que fazem em cada uma delas. Eles vão poder revelar, por experiência própria, as coisas mais legais e os defeitos das áreas em que atuam. É sempre bom ouvir aqueles que vivem aquilo no dia a dia, né?

4. Veja quais faculdades oferecem os cursos de sua preferência

Você deseja continuar morando na cidade da sua família ou se mudar? Essa também pode ser uma ótima razão para guiar sua escolha. Pesquise quais faculdades oferecem os cursos que mais tem a ver com os seus interesses e, se o seu desejo é permanecer na cidade em que mora, descubra quais são as faculdades instaladas nela e se elas oferecem os cursos que você gostaria de fazer. Caso não, veja quais são as possibilidades de graduação que elas têm.

5. Busque se conhecer melhor – Invista no autoconhecimento

Essa é uma etapa que pode fazer toda a diferença na vida do aluno. O teste vocacional ou o teste de autonhecimento são recurso que auxiliam os adolescentes a entenderem e reconhecerem seus principais atributos. Dessa forma, essas ferramentas podem descobrir profissões são compatíveis com as suas maiores habilidades.

É comum que estudantes do Ensino Médio se sintam perdidos em relação a qual curso escolher na faculdade, pois podem ter diferentes interesses ou sentirem-se pressionados a abarcar em opções de acordo com as principais demandas do mercado atual ou até da família. Se esse é o seu caso, não se preocupe. Sugerimos abaixo duas ferramentas que poderão auxiliar suas descobertas e decisões. Conte os profissionais do Colégio Petrópolis nesta jornada.

Descubra suas principais forças por meio do teste da ViaCharacter. Acesse www.viacharacter.org e descubra sua assinatura de caráter. Conhecer suas principais características é imprescindível para que possa fazer uma escolha condizente com seu perfil.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe: (11) 4330-1044.

Fale conosco

Colégio Petrópolis

R. Sebastião Coco, 21 – Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo/SP
Telefone: 11 4330-1044
Atendimento: 07h às 18h
E-mails: contato@colégiopetropolis.com.br

Agende Agora uma Visita!