Educação
Internacional

Excelência
Acadêmica

Educação
do Caráter

Tudo sobre a musicalização na educação infantil

musicalização na educação infantil

A musicalização na educação infantil é um importante elemento para o desenvolvimento das crianças. Para entender tudo sobre o assunto, leia esse post!

Você já se sentiu bem ao ouvir uma música? Durante a primeira infância, essa ação traz benefícios que vão além do bem-estar físico, mental e emocional. A musicalização na Educação Infantil é uma grande aliada para estimular o aprendizado, a concentração, a criatividade e a comunicação durante o desenvolvimento da criança.

Considerada como um fator enriquecedor em vários setores da vida, a música colabora para a formação plena do indivíduo, auxiliando os pais no processo de ajudar as crianças a alcançarem os seus objetivos com mais facilidade. No entanto, como utilizar as músicas da melhor forma para o desempenho educacional?

É sobre isso que vamos falar a seguir. Confira!

O que é educação musical?

Em suma, a educação musical é uma maneira de ensinar as crianças a se expressarem por meio da fala, da escrita e da leitura. Atrás da música e do seu vasto universo, que inclui diferentes sons e instrumentos musicais, os estudantes desenvolvem as competências intelectuais e socioemocionais necessárias para exteriorizarem seus conhecimentos, opiniões e sentimentos.

Além disso, a educação musical é uma forma de despertar o conhecimento de um jeito lúdico, levando as crianças a se desenvolverem integralmente. Assim, esse tipo de ensino não se restringe apenas a aulas de canto e de instrumentos musicais. A musicalização também inclui o uso da música como uma ferramenta de ensino das matérias regulares.

e-book gratuito

Aprenda a lidar com a birra do seu filho.

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail um e-book que vai te ajudar a lidar

Como a musicalização é trabalhada na Educação Infantil?

A musicalização pode ser trabalhada tanto na língua nativa dos estudantes quanto em outros idiomas, a partir de diferentes sons, músicas, instrumentos e linguagens.

Dessa forma, as crianças aprendem a expressarem seus pensamentos e desenvolvem um repertório de conhecimentos, vivências e músicas preferidas, o que contribui para a troca de aprendizados. Afinal, a educação musical auxilia as crianças a terem condições de entenderem e interpretarem o que escutam à sua volta de outra forma.

Os 5 principais passos para promover a musicalização na primeira infância

Muitas mães começam a conversar e a cantar músicas durante a gestação, acreditando que os seus bebês ouvem, e elas não estão erradas: a audição é o sentido mais aguçado dos pequenos, e envolver a música em seu desenvolvimento não apenas ajuda no sono e na comunicação, mas também no fortalecimento de laços afetivos, no humor e no universo dos símbolos e da linguagem.

A seguir, confira as melhores práticas que ajudam a estimular a vivência do mundo musical na rotina da criança. Siga conosco e confira!

Ouça músicas durante a gravidez

Se você gosta de ouvir músicas, as chances de o seu pequeno gostar também são grandes. Ao fazer isso durante a gravidez, você estimula a audição do bebê e contribui para o desenvolvimento da musicalização desde cedo.

Estimule atividades sonoras desde a primeira infância do bebê

Após o nascimento do seu filho, que tal adicionar atividades com som na rotina? Vale brincar com objetos sonoros e animais de estimação, tocar um instrumento, cantar para ele, ligar o som ou até mostrar animações musicais para bebês na tv.

Invista em aulas de musicalização

Você sabia que, ao completar 6 meses de idade, os bebês já podem participar de aulas de música? Quanto mais cedo eles entrarem em contato com instrumentos musicais, maior será a facilidade para aprimorar as habilidades necessárias para tocá-los. Algumas escolas já oferecem aulas de musicalização em sua grade, e esse é um ponto muito importante.

Vale ressaltar que estudar e brincar são atividades que devem andar sempre de mãos dadas para favorecer o desenvolvimento emocional e mental dos pequenos.

Aposte em brincadeiras com cantigas de rodas

Que tal estimular o aprendizado fora da sala de aula? Apesar de as cantigas de rodas já não serem mais tão comuns na rotina das crianças, é válido investir nessas brincadeiras e cantar as músicas que você já conhece: além de estreitar os laços familiares, essa é uma excelente forma de despertar o interesse por atividades que envolvem música.

Apresente diferentes instrumentos para saber por quais a criança tem afinidade

Algumas crianças não demonstram tão cedo os seus interesses por música devido à falta de interação musical no meio em que vivem. Dessa forma, é recomendável mostrar instrumentos de vários tipos, como flauta, teclado e violão, para estimular a musicalização na vida do pequeno.

Qual é a importância da música na Educação Infantil?

Como você pôde perceber, a musicalização é essencial para o desenvolvimento de uma criança.

As experiências musicais, principalmente na Educação Infantil, fase de formação do sistema nervoso central e do sistema neuropsicomotor, influenciam o desenvolvimento de habilidades corporais, tendo em vista que as crianças são estimuladas a manusearem diferentes instrumentos e objetos.

Além disso, os estudantes também são influenciados a realizarem movimentos coordenados e ampliarem seus repertórios gestuais, graças às atividades que envolvem situações cooperativas. Dessa forma, estimulando diversas habilidades.

Através da apreciação e do estímulo musical, as habilidades de atenção, concentração e observação também são trabalhadas e treinadas pelo cérebro, contribuindo para o aprimoramento das conexões cerebrais, a assimilação dos conteúdos e, assim, o aumento do repertório de conhecimento dos estudantes.

Ainda mais, a musicalização também auxilia na valorização de diferentes culturas e manifestações culturais, o estímulo à apreciação histórica e literária de cada local e ensina as crianças a respeitarem o outro e conviverem com as diferenças.

E então, gostou de saber mais sobre a musicalização na Educação Infantil? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que outros pais também conheçam os benefícios da educação musical na infância!

Entre em Contato

Escola Aquarela Kids

Al. Dom Pedro de Alcântara,  175 – Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo/SP
Telefone: 11 4330-7660
Atendimento: 07h às 18h
E-mails: atendimento1@aquarelaeducacao.com.br

Agende Agora uma Visita!