A Importância da Educação Bilíngue

importância da educação bilíngue

Saiba como os alunos podem ser preparados para os desafios de aprender 2 línguas e qual é a importância da educação bilíngue no processo de desenvolvimento da criança!

O aprendizado de uma segunda língua já não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade para quem espera ter sucesso futuramente. Quando o Ensino Bilíngue começa cedo, as vantagens perduram por toda a vida e incluem uma melhor socialização e o desenvolvimento da memória e da concentração.

Estudos realizados por grandes Universidades, como a de Granada, na Espanha, e Universidade de Harvard, nos EUA, comprovaram a importância do Ensino Bilíngue e, ainda mais, confirmaram a melhora na atenção e na memória.

A Educação Bilíngue, além de possibilitar o aprendizado de um segundo idioma, é essencial para conquistar melhores oportunidades de estudo e trabalho, além de possibilitar o desenvolvimento emocional e cognitivo dos alunos. A seguir, descubra o que é e como funciona essa modalidade de ensino. Boa leitura!

O que é Educação Bilíngue?

Quando o assunto é idiomas e educação, existem três tipos de ensino que devem ser diferenciados: educação bilíngue, ensino de idiomas e escola internacional.

No ensino de idiomas, o aluno tem aulas sobre a língua que é ensinada. É o que acontece nos cursos de inglês e espanhol, por exemplo.

Já uma escola internacional, é uma instituição que adota o currículo de ensino aprovado por outra nação – e isso é ótimo para abrir oportunidades para os alunos, aumentar suas chances de cursarem uma faculdade no exterior, entre outras possibilidades.

Por sua vez, na Educação Bilíngue, os alunos têm aulas de diferentes matérias, como matemática e ciências, ministradas em duas línguas: a sua de origem e uma estrangeira, como português inglês. Assim, eles não apenas aprendem outro idioma, mas também desenvolvem competências e adquirem conhecimentos sobre a cultura de outros países.

Quais são as Vantagens da Educação Bilíngue?

O grande benefício da Educação Bilíngue é que ao estudar em duas línguas os alunos aprendem um idioma estrangeiro de forma natural. Mas, as vantagens desse tipo de ensino vão muito além do aprendizado de outra língua.

A Educação Bilíngue também é responsável por um melhor desenvolvimento de aspectos cognitivos e de habilidades socioemocionais dos alunos.

Uma criança que tem a possibilidade de estudar em dois idiomas apresenta maior capacidade de concentração, melhor desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura e fala, desenvolve o pensamento criativo, possui uma formação cultural mais rica e com respeito às diferenças, tem mais facilidade para aprender outros idiomas futuramente e até mesmo tem o cérebro protegido contra doenças degenerativas como o Alzheimer, para citar apenas alguns exemplos.

Ou seja, a lista de vantagens é gigantesca!

Qual a Melhor Idade para Começar a Educação Bilíngue?

Não existe uma idade certa para matricular a criança em uma escola que ofereça Educação Bilíngue. No entanto, quanto antes isso acontecer, melhores serão os resultados.

O cérebro das crianças menores possui grande plasticidade cerebral, ou seja, elas têm maior capacidade de aprender e se adaptar a novas situações. Sendo assim, quanto antes a criança for exposta à Educação Bilíngue, mais fácil será o processo de aprendizado.

Ainda que no início ela possa misturar palavras dos dois idiomas ao se comunicar, com o passar do tempo ela aprende a organizar a estrutura linguística de ambos os idiomas e passa a se comunicar perfeitamente nos dois.

Como você pode ver, a Educação Bilíngue pode trazer múltiplas vantagens para os alunos que têm aulas nessa modalidade de ensino. O aprendizado simultâneo de dois idiomas pode acontecer desde o ensino infantil e, além de proporcionar o domínio de uma língua estrangeira, também possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a sociedade de hoje e do futuro.

Agora que você sabe o que é e quais as vantagens da Educação Bilíngue, confira como funcionam as aulas do Colégio Petrópolis!

Colégio Petrópolis

R. Sebastião Coco, 21 – Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo/SP