Educação
Internacional

Excelência
Acadêmica

Educação
do Caráter

Como se preparar para os melhores vestibulares? 7 dicas indispensáveis

Como se preparar para os melhores vestibulares

Apesar de bastante temido, o vestibular não precisa ser um pesadelo para os jovens. Descubra como, a partir das dicas que preparamos, especialmente, para os alunos do Ensino Médio.

Ingressar no Ensino Superior das melhores faculdades do país é o sonho de muitos jovens. Contudo, a fase do vestibular costuma despertar bastante expectativa e, até mesmo estresse e angústia entre eles, principalmente para aqueles que já estão no terceiro ano do Ensino Médio. Muitas vezes, os pais também sofrem junto de seus filhos, já que não sabem como ajudá-los a se preparar para as temidas provas.

Mas não precisa ser assim! Neste novo conteúdo do nosso blog, a equipe do Colégio Petrópolis preparou dicas indispensáveis para o seu filho se preparar para o vestibular sem ser pego de surpresa ou deixar a ansiedade tomar conta.

Então, não deixe de compartilhar este texto com ele.

Vamos a elas?

Dicas indispensáveis para se preparar para o vestibular

1) Escolha os vestibulares que deseja prestar

O Brasil possui muitas opções de faculdades, que vão desde as particulares, públicas e até as    federais. Pesquise sobre as que mais se destacam de acordo com o curso que deseja fazer e decida as que você vai mesmo prestar, pois isso vai te ajudar a criar mais foco sobre os seus objetivos.

2) Leia os editais dos vestibulares escolhidos

Para que você possa se preparar para o vestibular, é fundamental que você leia atentamente o edital do concurso.

Isso porque cada instituição de ensino tem as suas particularidades e pode cobrar coisas diferentes na prova.

3) Organize um cronograma de estudos

Para não correr o risco de estudar mais uma matéria que outra, ou de esquecer algum assunto importante para o vestibular, organize um cronograma de estudos ao longo da semana considerando também as aulas e atividades que você tem na escola. Planejamento e organização são as chaves para atingir qualquer objetivo que tenhamos na vida.

Agende Agora uma Visita!

4) Faça provas de anos anteriores para treinar

Uma vez que as provas que você vai prestar estão escolhidas, uma ótima maneira de se preparar é procurar pelas provas de anos anteriores e resolvê-las, questão a questão. Isso ajuda a criar intimidade com o estilo de prova aplicado por aquela faculdade. Afinal, a prática é o que leva ao sucesso. Resolva todas as questões propostas e depois compare com o gabarito, buscando entender o que errou.

5) Prepara-se para a redação

A redação é uma das etapas mais significativas nos vestibulares e que pode te colocar em uma posição de destaque perante àqueles que estão concorrendo com você. Portanto, estude bastante sobre como fazer uma boa redação e esteja ciente de como as provas que você escolheu prestar avaliam essa atividade, pois isso varia bastante de uma universidade para outra. Outra dica essencial é estar atento sobre o que tem acontecido no mundo, já que os temas das redações costumam permear os principais acontecimentos dos últimos tempos, seja na política, economia, saúde, entre outros universos.

6) Diminua o ritmo de estudos próximo às datas

De nada adianta deixar para estudar na véspera do vestibular. Você precisa confiar na preparação que cultivou até ele, portanto, quando a prova estiver próxima, opte por cultivar uma rotina mais leve para que o seu cérebro esteja tranquilo para o grande dia.

7) Prepare-se para o dia da prova

Com a chegada da semana da prova, organize-se para ter uma boa noite de sono na noite anterior, alimente-se de maneira leve e busque por atividades que te ajudem a relaxar. De nada adianta ficar nervoso, pois isso só vai te atrapalhar na hora de resolver as questões. Tenha em mente que você fez tudo o que podia até ali, e agora é chegado o momento de mostrar que você merece uma vaga na universidade.

Leia também: Colégio Petrópolis leva alunos do High School para Boston

Preparação para o vestibular no Petrópolis

O Colégio Petrópolis é comprometido com uma formação acadêmica de excelência pautada na construção e fortalecimento das FORÇAS DE CARÁTER, VIRTUDES e VALORES. A construção de um CURRÍCULO FORTE, gerenciado por uma equipe docente da mais alta competência, baseado no SISTEMA ETAPA, o sistema de ensino mais forte do Brasil, e na EDUCAÇÃO INTERNACIONAL (currículo britânico e High School americana) é a bagagem necessária para ampliar as fronteiras de nossos estudantes e levá-los à realização de seus sonhos, sejam eles quais forem.

O Colégio Petrópolis é mais que uma ESCOLA é um PROJETO DE VIDA! Venha nos conhecer!

Saiba mais sobre a nossa escola clicando aqui.

Para mais matérias e dicas, acesse o nosso blog.

Fale conosco

Colégio Petrópolis

R. Sebastião Coco, 21 – Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo/SP
Telefone: 11 4330-1044
Atendimento: 07h às 18h
E-mails: contato@colégiopetropolis.com.br

Agende Agora uma Visita!