Como Escolher o Melhor Colégio Internacional – da Educação Infantil ao Ensino Médio

Como escolher o melhor Colégio Internacional - da Educação Infantil ao Ensino Médio

Um bom Colégio Internacional pode ser um divisor de águas para a formação e para o futuro do seu filho. Porém, como essa metodologia se tornou tendência, existem inúmeras instituições apostando nela, o que pode dificultar a escolha de uma escola de qualidade, que atenda às reais necessidades do aluno e dos pais.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você escolher o melhor colégio internacional, que atenda muito bem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Confira:

Internacional mesmo?

O primeiro ponto que deve ser avaliado é se a escola oferece uma educação verdadeiramente internacional ou se apenas usa esse mote como parte do marketing e divulgação. O ensino do idioma deve ser bem forte desde a educação infantil e não apenas com poucas aulas de inglês por semana (como já acontece em qualquer instituição de ensino). Outro ponto é que a escola também deve trabalhar aspectos culturais e não apenas a língua em si.

Por isso, a recomendação é que os pais visitem a escola e conversem sobre a metodologia. Pergunte como o inglês é trabalhado no dia a dia, quais atividades reforçam a educação internacional, de que forma essa educação se faz presente no calendário ao longo do ano e assim por diante.

Internacional não é bilíngue

Outra dica importante é entender a diferença entre escola internacional e escola bilíngue. A escola bilíngue se baseia no modelo brasileiro tradicional de ensino, ensinando o inglês como uma segunda língua, porém, de forma menos imersiva. Já uma escola internacional costuma utilizar métodos e materiais estrangeiros, aplicando uma estrutura curricular que é padrão no mundo todo. Justamente por isso, a escola internacional oferece uma experiência muito mais imersiva para o aluno.

Assim, se a família tem o desejo de matricular o estudante em uma escola internacional, precisa saber essa diferença de forma clara e entender que os colégios bilíngues não oferecem a mesma experiência.

Conheça a estrutura

Uma boa vivência escolar está atrelada a uma estrutura de qualidade. Portanto, esse é um ponto que deve ser observado pelos pais na escolha do colégio. Não deixe de visitar pessoalmente e conhecer todos os ambientes e instalações. Leve seu filho para que ele também possa conhecer e observar como se sente na escola.

Atividades de enriquecimento curricular

Os cursos extracurriculares também são muito importantes na formação acadêmica e humana. Graças a eles, o estudante pode receber uma educação ainda melhor e mais completa durante o período escolar. Por isso, outra dica é que os pais tenham esse critério para escolher o colégio, priorizando uma instituição que ofereça diversas opções de atividades para desenvolver as competências e habilidades do seu filho.

A verdade é que o que torna um colégio de educação internacional uma boa opção é o conjunto: uma metodologia verdadeiramente internacional, bons professores, grade curricular moderna e cuidadosamente planejada, infraestrutura, atividades de enriquecimento curricular e tudo mais que é importante para esses alunos.

O Colégio Petrópolis está aberto para você que sabe o quanto investir em uma educação internacional para o seu filho é importante! Entre em contato conosco e agende a sua visita!