Educação
Internacional

Excelência
Acadêmica

Educação
do Caráter

Processo Seletivo

Ensino Médio

A fim de proporcionar um ensino de qualidade para mais jovens, o Colégio Petrópolis oferece o Processo Seletivo para Ensino Médio, por meio do qual os estudantes fazem uma prova e ganham bolsas de estudo proporcionais ao seu desempenho.

Não é segredo que as universidades estão cada vez mais criteriosas em seus processos seletivos, com questões que vão muito além das disciplinas usuais e que trabalham também o pensamento crítico do candidato nas provas de vestibular. Por isso, é essencial estar bem preparado para conseguir uma boa nota.

Um Ensino Médio forte aumenta as chances de aprovação para o estudante. Tanto para que ele consiga entrar no curso de seus sonhos, quanto em uma instituição renomada.

O Ensino Médio do Colégio Petrópolis é planejado conforme as características sociais, culturais e cognitivas do ser humano, referencial desta última etapa da Educação Básica.

O principal objetivo curricular do Ensino Médio é instrumentalizar e fornecer ferramentas e subsídios para que os estudantes estejam aptos a seguir qualquer projeto de vida com brilhantismo e uma rica bagagem cultural.

A integração e o preparo pessoal do adolescente dentro do mundo em que vive e pelo qual é responsável, faz parte de nosso trabalho, além de qualificá-lo para o ensino superior e capacitá-lo a cursar os cursos escolhidos nas melhores instituições.

Gostou da nossa proposta? Então, inscreva o seu filho para o nosso Processo Seletivo para Ensino Médio!

Sistema Didático

O Sistema Didático Etapa oferece, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio , uma programação completa, com profundidade, atualização e abrangência, contribuindo para que os alunos se tornem cidadãos melhores e possam fazer suas escolhas sem restrições.

Além do material didático, o sistema didático do Colégio Petrópolis oferece uma metodologia voltada para que o aluno esteja constantemente revisando e aprofundando os conteúdos, reforçando suas competências e habilidades e garantindo um aprendizado real e vitalício.

Sistema de Avaliação

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é de responsabilidade da escola e é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, tendo como um dos seus objetivos o diagnóstico da situação de aprendizagem de cada aluno em relação à programação curricular prevista e desenvolvida em cada nível e etapa de escolaridade.

Para efeito de promoção, o aluno deverá obter nota igual ou superior a 5 (cinco) no Ensino Médiol, em todos os instrumentos de avaliação aplicados.

Escola Ampliada

Mais um importante diferencial para as famílias que escolheram o Colégio Petrópolis como parceiro no ensino fundamental de seus filhos, a “Escola Ampliada” é um espaço de amplas possibilidades ao estudante que nela permanece o dia todo, desenvolvendo atividades acadêmicas, culturais, sociais e recreativas.

Pela manhã, o aluno participa do curso regular e, à tarde, inicia um amplo roteiro de atividades, sempre acompanhado por professores. Além de propostas diversificadas como: teatro, música, arte, esportes, tecnologia e culinária.

O aluno tem uma agenda particular, diariamente observada pela orientadora de estudos, em que constam as atividades que ele faz durante o período da tarde. Além dessa agenda, há uma programação geral de atividades elaboradas para cada série.

Projetos

Projeto Ser

Entre tantas competências fundamentais para o cidadão do novo milênio, destaca-se a necessidade do desenvolvimento das inteligências emocionais e a atuação social, crítica e reflexiva do indivíduo.

O Projeto Ser (Social, Emocional e Reflexivo) é um projeto social que conduz à construção de valores humanos, sociais e éticos em nossos alunos, além de beneficiar centenas de famílias carentes. Vinculado ao projeto pedagógico, conta com a participação de alunos, familiares e equipe escolar em campanhas de solidariedade, atendendo a comunidade.

Projeto Águia

Jamais existiu e certamente não existirá, outro ser igual a você. A sua história, além de única, é importante demais para ser fruto do acaso ou ter rédeas com o alheio.

Por isso, você deve aprender a cuidar do seu tempo, pois ele é o ar que você deve respirar para alcançar seus sonhos. Portanto, inspire a vida com toda força e amor e, aspire tudo aquilo que você merece para ser feliz.

A natureza humana é a de voar para mais alto, mais longe, com mais vigor, descobrindo e exercendo todas as suas potencialidades.

O caminho para se atingir a plenitude segue uma trajetória de aquisição de conhecimento e enriquecimento pessoal com etapas sucessivas.

A escola e a família devem ser orientar os alunos para que possam ter as referências mais fortes, construtivas e éticas. Transformá-los em Águias, empreendedoras do seu próprio sucesso, à luz do conhecimento e dos valores universais e, assim, mais felizes, exigirá de todos um novo modelo para o cotidiano, um planejamento mais eficaz com ações supervisionadas diariamente.

Por esses motivos, a escola está sempre pronta e determinada a dar continuidade e a realizar ações em parceria com os alunos e as famílias.