Ensino Fundamental

São nos primeiros anos de escola, na educação básica, que começam a ser formados os profissionais do futuro. Esses cidadãos serão os responsáveis pelo desenvolvimento social e crescimento econômico do país.

Como o próprio nome já diz, o ensino fundamental é uma fase essencial da vida da criança, na qual ela adquire diversos conceitos educacionais, os fundamentos. Nesse período, a criança é preparada para ser um cidadão ético e um profissional competente. Se ela tem isso desde a base, vai longe e será um grande profissional.

Há mais de 30 anos, o Colégio Petrópolis oferece uma educação diferenciada no ensino fundamental, pautada na formação integral do ser humano.

Comprometidos e atentos aos desafios da sociedade, nós investimos em parcerias pedagógicas que exaltam a eficiência e eficácia educacional, com a finalidade de responder aos novos desafios da educação contemporânea e oferecer um ensino fundamental cada vez melhor.

Dessa forma, criamos um poderoso mecanismo para otimizar recursos técnicos e humanos: troca de experiências, implementos e inovações, pesquisa educacional, formação continuada dos profissionais, materiais didáticos adequados, enfim, todos os subsídios que devem permear o universo de uma escola de qualidade.

Grade Currícular

Sabemos que, além das disciplinas tradicionais do Ensino Fundamental, é muito importante que os nossos alunos desenvolvam a habilidade física e motora, intelectual, cultural e tecnológica. Assim, se tornando indivíduos completos e prontos para o mundo.

Sistema Didático

O Sistema Didático Etapa oferece, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio , uma programação completa, com profundidade, atualização e abrangência, contribuindo para que os alunos se tornem cidadãos melhores e possam fazer suas escolhas sem restrições.

Além do material didático, o sistema didático do Colégio Petrópolis oferece uma metodologia voltada para que o aluno esteja constantemente revisando e aprofundando os conteúdos, reforçando suas competências e habilidades e garantindo um aprendizado real e vitalício.

Sistema de Avaliação

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é de responsabilidade da escola e é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, tendo como um dos seus objetivos o diagnóstico da situação de aprendizagem de cada aluno em relação à programação curricular prevista e desenvolvida em cada nível e etapa de escolaridade.

Para efeito de promoção, o aluno deverá obter nota igual ou superior a 6 (seis) no Ensino Fundamental, em todos os instrumentos de avaliação aplicados.

Escola Ampliada

Mais um importante diferencial para as famílias que escolheram o Colégio Petrópolis como parceiro no ensino fundamental de seus filhos, a “Escola Ampliada” é um espaço de amplas possibilidades ao estudante que nela permanece o dia todo, desenvolvendo atividades acadêmicas, culturais, sociais e recreativas.

Pela manhã, o aluno participa do curso regular e, à tarde, inicia um amplo roteiro de atividades, sempre acompanhado por professores. Além de propostas diversificadas como: teatro, música, arte, esportes, tecnologia e culinária.

O aluno tem uma agenda particular, diariamente observada pela orientadora de estudos, em que constam as atividades que ele faz durante o período da tarde. Além dessa agenda, há uma programação geral de atividades elaboradas para cada série.

Projeto Ser

Entre tantas competências fundamentais para o cidadão do novo milênio, destaca-se a necessidade do desenvolvimento das inteligências emocionais e a atuação social, crítica e reflexiva do indivíduo.

O Projeto Ser (Social, Emocional e Reflexivo) é um projeto social que conduz à construção de valores humanos, sociais e éticos em nossos alunos, além de beneficiar centenas de famílias carentes. Vinculado ao projeto pedagógico, conta com a participação de alunos, familiares e equipe escolar em campanhas de solidariedade, atendendo a comunidade.

Projeto Águia

Jamais existiu e certamente não existirá, outro ser igual a você. A sua história, além de única, é importante demais para ser fruto do acaso ou ter rédeas com o alheio.

Por isso, você deve aprender a cuidar do seu tempo, pois ele é o ar que você deve respirar para alcançar seus sonhos. Portanto, inspire a vida com toda força e amor e, aspire tudo aquilo que você merece para ser feliz.

A natureza humana é a de voar para mais alto, mais longe, com mais vigor, descobrindo e exercendo todas as suas potencialidades.

O caminho para se atingir a plenitude segue uma trajetória de aquisição de conhecimento e enriquecimento pessoal com etapas sucessivas.

A escola e a família devem ser orientar os alunos para que possam ter as referências mais fortes, construtivas e éticas. Transformá-los em Águias, empreendedoras do seu próprio sucesso, à luz do conhecimento e dos valores universais e, assim, mais felizes, exigirá de todos um novo modelo para o cotidiano, um planejamento mais eficaz com ações supervisionadas diariamente.

Por esses motivos, a escola está sempre pronta e determinada a dar continuidade e a realizar ações em parceria com os alunos e as famílias.

Ainda dá tempo de se matricular em 2023!

Entre em contato com nossa equipe e garanta condições exclusivas para este período de pandemia.

Escola Aquarela

Alameda Dom Pedro de Alcântara,  175 – Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo/SP
E-mails: contatoaquarela@colégiopetropolis.com.br